quarta-feira, 1 de abril de 2015

Frigorífico móvel da Prefeitura oferece mais de 600 kg de peixes a preços mais baixos

A população de Maricá tem acesso à compra de peixes com preços 40% mais baixos que os praticados nas peixarias. É o Caminhão do Peixe, um projeto da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Pesca, Aquicultura, Agricultura e Pecuária. O consumo se torna maior na época da Semana Santa por causa da tradição católica de mais de 2 mil anos, de se abster de carne vermelha durante o período, numa atitude de respeito para com Jesus Cristo.

Pela programação da secretaria, o frigorífico móvel esteve na terça-feira (31/03) no bairro Caxito, parado próximo ao Rotary Club. No dia 02 estará em Itaipuaçu, na Praça do Barroco. Nesta quarta-feira (01/04) está no Centro de Maricá, estacionado na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo) e voltará ao mesmo local na sexta-feira (03/04) . O atendimento é no horário de 9h às 14h  ou enquanto durar o estoque. São mais de 600 kg adquiridos direto dos pescadores e ofertados a baixo preço à população.

"Estamos ofertando Pescada e Tainha ao preço de R$ 7 o kg e Xerelete por R$ 6. O consumidor pode adquirir em quantidade razoável, que seja para consumo próprio e não para revenda", explicou o secretário executivo de Chefia de Gabinete, Carlos Manoel. Juntamente com a venda de peixes, haverá a campanha  "De Olho no Peixe", orientando sobre os benefícios do alimento, critérios na hora da compra e até receitas para incentivar a população a consumir mais peixes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os pescados façam parte do cardápio das famílias pelo menos duas vezes por semana. É preferível seu preparo de forma assada, grelhada ou cozida. Na forma de Sushi, conforme a culinária japonesa, requer cuidado na escolha do local onde é consumido. O ideal é que cada pessoa tenha um consumo de aproximadamente 12 kg ao ano. No Brasil, pesquisas mostram que são consumidos apenas 7kg em média por habitante.

Muitas espécies são ricas em ômega 3,  nutriente importante na formação da pele, cabelos, prevenção à osteoporose, e combate à anemia por ser uma boa fonte de ferro e vitamina B12.
Os benefícios não param por aí. O Ômega 3 também promove a saúde cardíaca e ajuda o cérebro humano em diversas funções. Há estudos que mostram que ele protege os neurônios até mesmo contra a epilepsia.  A sardinha e o atum são exemplos de peixes ricos em ômega 3. A proteína dos pescados, de alta qualidade, reduz ainda o colesterol e a taxa de triglicerídeos.

Cuidados
É importante observar alguns cuidados na hora da compra: O corpo deve estar brilhante, limpo, rijo e com cores vivas; as escamas devem estar aderentes; os olhos brilhantes; as guelras úmidas e vermelhas, com cheiro de plantas aquáticas. As espécies adquiridas vivas devem apresentar boa movimentação na água e se debater bastante na captura; quando adquiridos congelados, é fundamental observar se o local tem boa refrigeração. Em qualquer condição, o ambiente deve estar limpo e livre de insetos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário