quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Programa de estágio beneficia 280 estudantes do Estado

Cerca de 280 alunos da rede estadual de ensino já foram beneficiados pelo programa Estágio que Rende, criado pelo Estado no ano passado. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Educação, tem o objetivo de despertar o potencial dos jovens para o mercado de trabalho, além de oferecer orientação vocacional e incentivar ações voltadas para a educação e a cidadania.

Por meio do projeto, são oferecidas vagas de estágios a estudantes acima de 16 anos que estejam cursando a 2ª série do Ensino Médio regular, tenham bom rendimento escolar e participação de, pelo menos, 2/3 das avaliações bimestrais (Saerjinho).

“O Estágio que Rende é uma forma de incentivar o jovem a prosseguir com os estudos. Com notas ruins, ele não obtém a oportunidade”, afirmou o secretário de Educação, Wilson Risolia.

Os selecionados têm a oportunidade de trabalhar na Secretaria de Educação ou em outros quatro órgãos parceiros do projeto: Detran, Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio de Janeiro), Secretaria de Segurança e Imprensa Oficial. 

Com uma carga de trabalho de 20 horas semanais, os jovens recebem uma bolsa-estágio de R$ 400, auxílio-transporte e alimentação, além de seguro contra acidentes pessoais. O estágio tem a duração de um ano letivo e não pode ser renovado, para não prejudicar a preparação para o vestibular.

“A proposta educacional permite que os alunos tenham contato com diversas áreas profissionais e identifiquem suas aptidões. Os estagiários são encaminhados para os setores de interesse e acompanhados por gestores. No estágio, eles recebem ainda orientações vocacionais de formação profissional, com foco no Ensino Superior, e até dicas de como se portar no ambiente corporativo”, explicou a assessora da Superintendência de Administração de Pessoas da Secretaria de Educação, Ana Celina de Azevedo.

Amadurecimento profissional e pessoal
A adolescente Ana Cláudia da Silva, de 16 anos, que estuda no Colégio Pedro Álvares Cabral, em Copacabana, foi uma das selecionadas pela iniciativa. Ela trabalha desde o início deste semestre no setor de distribuição de processos da Superintendência de Administração de Pessoas. Para ela, o estágio contribui para o amadurecimento profissional e também pessoal.

“Desde que entrei no programa, fiquei mais responsável e fiz amizades com pessoas de diversas profissões”,  explicou Ana Cláudia.

Ester Felix de Lucena, de 17 anos, e Marcella Campos Braga, de 16, também integram o projeto e atuam na Central de Atendimento ao Servidor.

“É uma chance de perceber, na prática, nossa vocação profissional”, afirmou Marcella, que estuda no Colégio Antônio Prado Júnior, na Praça da Bandeira.

A jovem Ester, aluna do Colégio Herbert de Souza, na Tijuca, acrescenta que o estágio remunerado também faz com que os jovens adquiram organização financeira.

“Com o trabalho, passei a juntar dinheiro e a ajudar com algumas despesas de casa. É um aprendizado em todos os aspectos”, disse a estudante.
Fonte: Imprensa Oficial RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário