A Prefeitura Municipal de Maricá,
através da Secretaria de Assistência Social, está capacitando 54 servidores
para atuarem no preenchimento do Cadastro Único para Programas Sociais
(CADÚNICO). A iniciativa tem o intuito de garantir a eficácia no atendimento à
população que recorre à secretaria em busca dos programas oferecidos. A capacitação
seguirá até a próxima quarta-feira (26/06).
Psicólogos, assistentes sociais e
técnicos do CRAS e demais setores estão sendo orientados pela subsecretária do
Programa de Transferência de Renda em Maricá, Luana Menezes Noronha, e pela
assessora Adriana Gomes de Souza, sobre a importância da avaliação detalhada do
perfil sócio econômico das famílias – importante para o correto preenchimento
do CADÚNICO.
O CADÚNICO foi instituído em 26 de
junho de 2007, pelo Decreto 6.135, do Governo Federal, e inclui, em Maricá, os
programas sociais Bolsa Família; Renda Melhor; Renda Melhor Jovem; Brasil
Carinhoso; Minha Casa, Minha Vida; Tarifa Social da Ampla; Alíquota Reduzida da
Previdência Social (5%); e Carteira Nacional do Idoso (passe livre), entre
outros benefícios.
A assistente administrativa Alessandra
Rosa, de 34 anos, é funcionária do CRAS Itaipuaçu e declarou que está
aprendendo de forma mais rápida e completa sobre o preenchimento do CADÚNICO.
“Estou tendo uma visão mais clara de como incluir os perfis. Os detalhes estão
sendo muito bem esclarecidos”, completou.
O psicólogo Carlos de Queiroz dos
Santos, também do CRAS Itaipuaçu, disse que a capacitação dará maior agilidade
e segurança aos atendimentos. “Os vídeos do treinamento estão ajudando muito.
Acredito que, a partir de agora, o trabalho será mais produtivo”, revelou,
acrescentando que um questionário do CADÚNICO leva de 40 a 50 minutos para ser
preenchido, tamanha a complexidade do mapeamento das condições socioeconômicas
dos beneficiados.
Segundo a subsecretária de Programas de
Transferência de Renda de Maricá, Luana Menezes, um dos objetivos da
capacitação é mapear socialmente o município, melhorando a qualidade
noatendimento: “O CADÚNICO tem ampliado o leque de programas sociais e
aumentado o número de atendimentos. Maricá atende hoje 13 mil famílias, sete
mil delas só no Bolsa Família”, finalizou.
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